O USO SERIOUS GAMES NO COMPORTAMENTO DE SEGURANÇA EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO EM UMA UNIDADE ESCOLAR.
Aluno: Darcio Otaviano Ranauro
Orientadores: Paulo Victor Rodrigues de Carvalhor e Antônio Carlos de Abreu Mól
Descrição: A ausência de medidas de segurança contra incêndio aliada à falta de cultura de prevenção apresenta um cenário preocupante nas instituições de ensino no Brasil. Alunos, professores e funcionários dedicam o seu dia em um estabelecimento escolar, necessitando assim de um local que seja agradável e seguro. A vulnerabilidade das crianças em razão da sua natural inexperiência, capacidade física e discernimentos reduzidos, se comparadas às de um adulto, reforça uma intervenção de prevenção contra o incêndio. Os jogos eletrônicos possuem um grande potencial pedagógico e podem servir como uma ferramenta para o ensino de protocolos de segurança contra incêndios, além de diminuir custos comparados a simulações reais. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo geral difundir o conhecimento sobre segurança contra incêndio em um ambiente escolar por meio da utilização de um Serious Game e como objetivos específicos avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o comportamento de segurança contra incêndio, analisar se o jogo digital proposto serve como ferramenta de aprendizagem e realizar um estudo de caso comparando o conhecimento prévio dos alunos e o adquirido com o jogo digital, através de questionários. Pesquisa realizada em uma escola pública no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, em três etapas. A primeira fase constituiu na entrevista conhecida como levantamento Survey. Utilizando um questionário estruturado coletou informações sobre o perfil sociodemográfico e avaliou o conhecimento prévio dos alunos relacionados à prevenção e a experiência de risco.