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O uso dos Jogos Digitais como Ferramenta de Apoio no Ensino da Matemática para Crianças de 6 a 9 Anos com Discalculia


Aluno: Allan Costa Cunha

Orientadores: Marcos Antonio Silva e Antonio Carlos de Abreu Mol

Descrição: Muitos alunos apresentam baixo rendimento e dificuldade de aprendizagem em relação a disciplina de matemática, entre esses casos existem crianças que apresentam o transtorno discalculia, e suas dificuldades podem ser neurologicamente analisadas. O uso de recursos digitais no ensino da Matemática pode ser um mecanismo facilitador para os alunos com discalculia, logo, o objetivo deste trabalho é construir uma sequência didática que utilize de jogos digitais para auxiliar o aluno discalculo a desenvolver as habilidades e competências relativas à aprendizagem de matemática. A sequência didática proposta pelo estudo, utilizando jogos digitais, é capaz de auxiliar alunos discalculos na aprendizagem de matemática, dentro de um ambiente estimulante e inclusivo, que permite a todos os alunos a aquisição de habilidades consideradas fundamentais para os anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo a Base Nacional Comum Curricular.


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