O Uso do Stop Motion Como Ferramenta Pedagógica na Educação Infantil
Aluna: Georgia Quintão Fernandes Biaggi
Orientadores: Prof. Dr. Dra. Luciane Medeiros de Souza Conrado e Prof. Ms. André Cotelli do Espírito Santo
Descrição: O presente estudo é fruto de inquietações sobre as práticas pedagógicas aliadas ao uso de tecnologias digitais na Educação Infantil. As experiências vividas pela autora mostraram a possibilidade de trabalhar a técnica do Stop Motion com turmas desse segmento. O objetivo foi propor a formação de professores dessa área e instrumentalizá-los para o uso das novas tecnologias digitais na aprendizagem de crianças pequenas. A realização de estudo exploratório com o método de pesquisa-ação colaborou para o cumprimento dos objetivos propostos, realizado com professoras que trabalham em turmas da Educação Infantil de Unidades Municipais de Niterói-RJ. A partir da contextualização e caracterização do problema de pesquisa verificou-se a necessidade de estabelecer os seguintes objetivos específicos: Compreender e identificar o conhecimento, interesse e uso das tecnologias digitais, em especial o Stop Motion; Produzir um manual como proposta de formação em Stop Motion para professores desse segmento; Avaliar como o processo formativo e as ações propostas contribuíram para a legitimação de metodologias criativas e a utilização do cinema de animação para a potencialização do ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Para isso, foram elaboradas Sequências Didáticas com três fases de aplicação: 1) a tomada de consciência e apresentação da técnica por meio do Google Fotos; 2) apresentação do Stop Motion Studio; 3) apresentação do editor de vídeo YouCut. A sociedade desafia a escola para acompanhar os processos de seu tempo e considerar as tecnologias como elementos que podem e devem ser inseridos em sala de aula. A fundamentação da pesquisa foi baseada em autores como Tapscott (1999), Moran (2017), Harari (2018), Tardif (2002), Lévy (1999), Castells (2007), entre outros que tratam sobre as novas práticas de ensino, as tecnologias digitais e a formação do professor para a construção de um ambiente escolar mais significativo. A interpretação dos dados mostrou que apesar das docentes buscarem cursos de capacitação, foi observada a falta da formação em tecnologias digitais. Isso pode resultar na ausência desses recursos em sala de aula. Entende-se que a formação em serviço para a tecnologia digital pode motivar a formação das participantes em outras tecnologias digitais na educação, revelando a necessidade de um novo saber-fazer pedagógico. O curso de formação permitiu a inovação das práticas pedagógicas das participantes e a imersão no mundo infantil, que hoje é cerceado de inovações tecnológicas.