O Uso do aplicativo Instagram e da Câmera do Celular como Ferramentas de Aprendizagem na Atividade de Projeto Fotografando Meu Bairro
Aluno(a): Adriano Barbosa Lima da Silva
Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor
Data de defesa: 30/07/2019
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é promover a educação integral de jovens cidadãos, futuros profissionais da área audiovisual, mais bem capacitados para o exercício da profissão, através de uma percepção fotográfica crítica social das suas vivências, do seu entorno e da sua construção identitária, mediante a utilização da câmera do celular e do aplicativo Instagram. Considerando-se o uso de metodologias ativas de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares, foi desenvolvida uma sequência didática, envolvendo a prática pedagógica Fotografando meu bairro. Partindo-se de um raciocínio dedutivo (o uso de tecnologias digitais móveis favorece o engajamento e o aprendizado dos jovens), foi adotada uma abordagem de natureza quali-quantitativa, visto que possui aspectos comportamentais subjetivos (comportamento dos jovens frente ao uso do celular e do Instagram) e o envolvimento de um número maior de alunos, nessa prática pedagógica. Do ponto de vista quantitativo, houve um maior envolvimento dos alunos nessa prática pedagógica, do ponto de vista qualitativo, os estudantes manifestaram interesse na atividade Fotografando meu bairro. Os alunos demonstraram o entendimento de que o Instagram é uma janela visual para a publicação das suas vivências e que a câmera do telefone celular é um instrumento de visualização da realidade. As fotografias, produzidas pelos estudantes, comprovam o potencial de utilização, dessas ferramentas digitais, em práticas pedagógicas.