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O Uso de Tecnologias Digitais em Salas de Recursos Multifuncionais: Um Olhar Atual Para o Acolhimento de Estudantes Com Necessidades Específicas

Aluno: Sérgio Fernando Corrêa Ribeiro

Orientadores: Prof. Dra. Luciane Medeiros de Souza Conrado e Prof. Dra. Ana Paula Legey

Descrição: A presente dissertação é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Digitais na Educação e promove a utilização das Tecnologias Digitais como ferramenta pedagógica fundamental e seu uso nas Salas de Recursos Multifuncionais, junto aos alunos inclusos que exigem NEEs. A modernização dos processos educacionais trouxe para dentro das escolas a necessidade de se adequar as tecnologias, as ferramentas e os processos digitais ao ambiente educacional escolar. Em um contexto mais amplo, a inclusão nas escolas regulares dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE’s), traz um desafio ainda maior na utilização e adequação dessas práticas digitais às técnicas docentes, em um processo de constante transformação educacional. Por isso mesmo, a aplicação das tecnologias digitais nas práticas educativas direcionadas aos alunos especiais inclusos, se mostra como uma poderosa ferramenta de inserção escolar e social, facilitando o aprendizado e a integração desses alunos especiais. O uso das metodologias educacionais digitais na Sala de Recursos Multifuncionais tem potencial para superar o grave problema da escassez de recursos materiais digitais, decorrente dos baixos investimentos públicos em Educação, notadamente, em equipamentos e recursos digitais pedagógicos. Através das pesquisas on-line com grupo focal de docentes, analisamos o potencial educativo da prática docente especializada na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Utilizando os subsídios da nossa experiência prática junto ao alunado incluso, propomos práticas docentes que se coadunam com as tecnologias digitais. Justifica-se esse trabalho pela necessidade constante da melhoria das condições de atendimento aos alunos especiais inclusos, proporcionando a eles verdadeiras possibilidades de crescimento cognitivo e social, através da sua inserção nos meios digitais. Conclui-se que as Tecnologias Digitais oferecem estratégias pedagógicas que favorecem sobremaneira o trabalho  


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