O Uso De Tecnologias Digitais Como Reforço Da Aprendizagem Da Dimensão Conceitual Dos Conteúdos Nas Aulas De Educação Física
Aluno: Eduardo Fernandes Cassaro
Orientadores: Alessandro Jatobá, D. Sc., Ana Paula Legey D.Sc.
Descrição: Esta dissertação busca contribuir para o desenvolvimento do ensino da Educação Física escolar, principalmente no contexto das dificuldades em ensinar de forma mais efetiva a dimensão conceitual dos conteúdos. A Educação Física ao longo de sua história foi reconhecida como uma atividade exclusivamente prática, influenciada pela saúde, pela instituição militar e pelo esporte. Por ser uma disciplina eminentemente prática prioriza naturalmente os conteúdos atitudinais e procedimentais, ficando o conceitual menos favorecido. A partir da década de 80, o movimento renovador buscou legitimar a Educação Física enquanto componente curricular, garantindo que ela possuía saberes que estavam além do simples fazer, pois apresentavam em sua essência, conteúdos, inclusive, conceituais. Propostas curriculares têm sido discutidas na perspectiva de que a Educação Física deve ser desenvolvida de modo a contemplar além das dimensões atitudinais e procedimentais, também a conceitual. Entretanto, na prática docente, os professores de Educação Física têm demonstrado dificuldades para desenvolver suas aulas nessa perspectiva, principalmente no tocante à dimensão conceitual. Nessa perspectiva, esta pesquisa procurou investigar a percepção dos professores em relação ao desenvolvimento de atividades com a utilização de tecnologias digitais priorizando contemplar a dimensão conceitual dos conteúdos da disciplina Educação Física. O trabalho caracterizado por ser uma pesquisa de campo, consistiu-se em um primeiro momento buscar junto aos professores em um conversa informal na beira da quadra, se no planejamento de suas aulas havia a preocupação de ensinar as três dimensões do conteúdo de forma que nenhuma delas fosse menos privilegiada. A partir daí formalizou-se uma coleta de dados por meio de questionário que levantou as dificuldades e também as potencialidades de se utilizar tecnologias digitais diversas, para o ensino das três dimensões do conteúdo, não deixando de contemplar a dimensão conceitual. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa procurando estabelecer relação entre o perfil do professor, sua percepção quanto ao problema e a aceitação de uma metodologia em que a utilização de tecnologias digitais embasadas pedagogicamente, inseridas em suas aulas oportunizasse uma melhor aprendizagem da dimensão conceitual dos conteúdos da Educação Física. A partir disso, apresentamos os resultados, analisando as percepções dos profissionais de Educação Fisica que atuam nas diferentes redes de ensino em diferentes segmentos, em relação à utilização de tecnologias digitais em suas aulas e quanto à criação de uma plataforma digital, (um Blog) para facilitar a troca de experiências bem sucedidas de aulas planejadas com a utilização de tecnologias digitais que favoreça uma maior articulação entre as três dimensões do conteúdo. Desse modo, a partir do estudo, conseguimos interpretar que a utilização de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física, contribui para a articulação mais eficiente das três dimensões do conteúdo no decorrer de uma aula; também oportunizou um despertar do profissional de Educação Física quanto à possibilidade de utilização de recursos digitais, que se tornaram tão importantes nesse período de pandemia de COVID 19 e a aceitação de criação de um canal onde os profissionais possam compartilhar experiências bem sucedidas. Portanto, a articulação das três dimensões do conteúdo através da utilização de recursos digitais nas aulas de Educação Física contribui para o reconhecimento da Educação Física como um componente curricular composto de diferentes práticas corporais acompanhadas de um conhecimento que vai além do fazer.