O Uso de Stop Motion como Prática Pedagógica na Alfabetização
Aluno: Alessandra Rente Melo Ferreira
Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Ana Paula Legey de Siqueira
Descrição: Esta pesquisa de cunho dissertativo apresenta as contribuições de uma proposta de trabalho para a alfabetização, na perspectiva do letramento, por meio da Técnica Stop Motion como recurso pedagógico para incentivar a leitura e a escrita. Buscou-se abordar reflexões sobre alfabetização e o uso das tecnologias digitais, em especial o Stop Motion. Teve por objetivo desenvolver uma sequência didática para crianças do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública do Rio de Janeiro, o CIEP Poeta Fernando Pessoa, localizado no Parque Anchieta. Para compreender como a utilização do Stop Motion pode atuar como prática de letramento, investigou-se as trocas verbais, as experiências e os conhecimentos produzidos neste espaço escolar. Essas representações possibilitaram desenvolver uma pesquisa com metodologia qualitativa exploratória apoiada por estudo de caso, somada ao desenvolvimento de uma animação desenvolvida por alunos com mediação da professora/pesquisadora. Para o desenvolvimento da pesquisa considerou em aplicar uma sequência didática abordando conteúdo sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade objetivando, sobretudo, a aprendizagem do educando e a sua participação. Os resultados obtidos e analisados indicaram que a proposta de ensino contribuiu para que tivéssemos alunos mais interessados, criativos, participativos e críticos durante todo o processo. Tais aspectos constataram que a utilização da Técnica Stop Motion como prática pedagógica, se mostrou como um recurso relevante para o processo de ensino e de aprendizagem, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contribuindo para que os alunos ampliassem seu repertório linguístico e autonomia. Durante o desenvolvimento da sequência didática, a turma se envolveu e participou ativamente neste trabalho e este permitiu um maior interesse dos alunos para a realização de atividades em que se desenvolvia a leitura e a escrita. Esta pesquisa teve como finalidade sugerir possíveis práticas e saberes que possibilite perspectivas de mudança para melhorar o Ensino Fundamental brasileiro, sobretudo, a alfabetização, tendo por finalidade o pleno desempenho do educando.