O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PERMEADAS POR TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno(a): Vania Vieira Fernandes Muniz
Orientadores: Sheila Arantes e Antônio Carlos De Abreu Mól
Data de defesa: 29/08/2023
Descrição:
Estamos vivendo um momento no qual as escolas precisam repensar suas práxis pedagógicas para dar conta da formação esperada para alunos deste século, onde o foco está inclinado para o desenvolvimento de habilidades e competências, inclusive a digital. É importante lembrar que quem ensina também precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da sociedade de hoje. Neste contexto, esta pesquisa desenhou-se para construir um material didático com uma sequência didática e um ebook como parte de um conjunto de possíveis soluções pedagógicas, permeadas por tecnologias digitais, que podem auxiliar na promoção de uma das dez competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a competência Cultura Digital. Para avaliação e validação deste produto foi aplicada uma capacitação pedagógica com um grupo de professores da Educação Básica. E por meio de uma pesquisa exploratória com esses docentes de uma escola particular de Nova Iguaçu, foi possível observar que um grupo considerável deles não se sente confortável para aplicar sequências didáticas mediadas por tecnologias e nem tão pouco usam recursos tecnológicos em suas práticas educativas por falta de habilidades e competências para o uso de ferramentas digitais. O estudo adotou o método experimental, de natureza qualitativa, onde o procedimento de coleta foi participativo, extraído do formulário de avaliação do treinamento realizado. Ao concluir o trabalho foi confirmada a hipótese de que, a partir de uma abordagem pedagógica com uso adequado de tecnologias é possível estimular o desenvolvimento da competência da Cultura Digital na etapa da Educação Infantil, através dos conteúdos trabalhados no dia a dia das turmas desta fase da Educação Básica, dentro da organização curricular estruturada com os cinco campos de experiências, em conformidade com seus objetivos de aprendizagem. E, também, chegou-se à conclusão de que é importante investir na formação continuada de docentes usando tecnologias digitais ou analógicas para que eles estejam preparados para atenderem a demanda da educação das crianças deste século.