O Uso de Colaboração, Tecnologia e Afetividade no Contexto de um Curso de Graduação em Direito
Aluno(a): Karla Michelle de Meneses Caeiro Braga
Orientadores: Bianca Martins e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 06/06/2019
Descrição: Os professores enfrentam em sala de aula desafios das mais variadas ordens. Dentre esses desafios está o de cativar o interesse dos estudantes pelos conteúdos ministrados por meio de aulas atrativas e motivadoras e que possam capacitá-los para o desempenho da atividade profissional. No curso de Direito, além desses desafios, há ainda dificuldades pertinentes ao uso de vocabulário e de jargões próprios, à exigência de leitura de conteúdo extenso e específico e à necessidade de relacionar teoria e prática. Este trabalho tem por escopo analisar a aplicação em disciplinas de Direito Empresarial de metodologias que utilizem a tecnologia para promover o engajamento dos estudantes no estudo dos conteúdos previstos nas ementas destas disciplinas com o intuito de aferir os benefícios obtidos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de o estudo ter sido aplicado em disciplinas específicas do Direito Empresarial, as metodologias e os resultados alcançados podem ser estendidos e vivenciados em outras disciplinas do curso de Direito. Ademais, buscou-se demonstrar se a colaboração entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais contribuem para o interesse pelo curso e para o desempenho acadêmico. O estudo foi realizado com estudantes e professores de uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro do segundo semestre de 2017 ao segundo semestre de 2018 e envolveu a construção e a aplicação de instrumentos variados de pesquisa, incluindo questionários, grupo focal, análise de desempenho acadêmico dos discentes e entrevistas individuais com docentes do curso de Direito.