O Uso de Avatares Como Estratégia de Engajamento e Sucesso dos Estudantes em Cursos de Graduação a Distância: Um Estudo de Caso
Aluno: Jeferson Pandolfo
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Alessandro Jatobá
Descrição: A transformação digital está promovendo uma verdadeira revolução tecnológica no sistema educacional com a criação e o desenvolvimento de soluções, ferramentas e estratégias para incrementar o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um novo momento, quando estamos todos conectados, quando a geração de nativos digitais entende e interage com o mundo de forma diferente, quando as relações, os relacionamentos e a maneira de consumir se modifica a cada dia. Um mundo digital que exige competências que estão além dos currículos universitários em um mercado volúvel, dinâmico e cruel. Um contexto acadêmico desmotivante, com ambientes virtuais ultrapassados, com pouca interação e difícil navegação. Uma realidade de evasão escolar, desemprego em massa e incerteza com o futuro do trabalho e das relações do emprego, dos resultados e da monetização dos esforços. Novas tecnologias educacionais desenvolvidas para aumentar o interesse dos estudantes caminham para a gamificação, para o uso da realidade aumentada, virtual, mista e estendida, para a personalização de plataformas e adaptação da aprendizagem, com o uso da inteligência artificial e análise de dados para entender o que está acontecendo e planejar as próximas ações. Essa perspectiva motiva a produção do presente trabalho, com a hipótese de que o uso de avatares na educação a distância pode atrair e promover o engajamento dos estudantes, aumentando a interação com a turma e contribuindo para o estudo dos conteúdos e o desenvolvimento das competências, além das planejadas. A relevância do projeto está no crescimento exponencial da modalidade a distância, que ainda utiliza velhas metodologias para interagir com estudantes digitais de um mundo moderno, marcado pelas transformações tecnológicas.