Menu fechado

O Uso Das Tecnologias Digitais Como Ferramenta Motivacional Para O Ingresso No Ensino Superior

Aluno: Dersula Gabriel Bicego Teixeira

Orientadores: Professora Doutora Veronica Eloi Almeida, Professora Doutora Ana Paula Legey Siqueira

Descrição: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma ferramenta de relevância para o ingresso na universidade, haja vista ser por meio dele que o discente se candidata a uma vaga em uma das universidades públicas do país e até mesmo em particulares. No entanto, os alunos do Colégio Estadual Professora Vanilde Natalino Mattos, localizado no município de Macaé- RJ, em um bairro que abriga uma população de baixa renda, não apresentam interesse em se inscrever para o ENEM. Já faz algum tempo em que há uma grande resistência e a maioria não se inscreve. Por meio do trabalho da coordenação pedagógica no citado colégio, observou-se que eles não possuíam conhecimento algum sobre o assunto, inclusive sobre os programas de acesso ao ensino superior. Esse fato despertou o interesse para o tema do uso das tecnologias digitais para o ingresso no ensino superior, pois há o entendimento da necessidade de mudar essa realidade. Sendo assim, este estudo teve a intenção de oportunizar meios para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, de forma a fazê-los estudar de maneira autônoma para o ENEM, com o auxílio de um material dinâmico e interativo. Portanto, procurou-se criar um E-book, que disponibilizou um teste vocacional; informações sobre profissões; podcasts motivacionais; dicas para organização de estudo; informações acerca do ingresso no ensino superior; e links para plataformas gratuitas de conteúdo para os estudos preparatórios. Para isso, foi utilizada uma sequência didática como um instrumento sistematizador, que contou com a participação dos alunos, tanto na elaboração como na avaliação desse livro digital.


EnglishPortuguês