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O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSO DOS ALUNOS COTISTAS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE CABO FRIO


Aluno(a): Marcos Da Silveira Pugirá

Orientadores: Rosa Valim e
Verônica Elói De Almeida

Data de defesa: 12/07/2023

Descrição: 

O tema desta dissertação remete às políticas de acesso e permanência ao Ensino Médio Integrado dos alunos cotistas do Instituto Federal de Cabo Frio. A esse respeito, é importante mencionar que políticas de ações afirmativas que objetivam democratizar o acesso aos cursos dos Institutos Federais têm como princípio a elaboração de estratégias que proporcionem uma justa concorrência no acesso. Todavia, somente a implementação destas políticas de ações afirmativas não garantem que muitos alunos das escolas públicas se inscrevam nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos da Instituição Federal, citada no presente estudo, através das cotas. Os educandos necessitam que as informações cheguem até eles de forma clara e objetiva, mitigando possíveis dúvidas. Esta pesquisa questiona: de que maneira a utilização das novas tecnologias digitais poderia contribuir com o aumento do número de alunos inscritos para as vagas destinadas às cotas no processo seletivo da instituição analisada? Acredita-se que as tecnologias digitais poderiam ser exploradas para viabilizar encontros e visitas virtuais, bem como a apresentação do instituto aos alunos das escolas públicas da região. Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis ações que poderiam aumentar o número de candidatos inscritos nos processos seletivos para ingresso no Ensino Médio Integrado nas vagas destinadas às cotas, sejam elas sociais (para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira), raciais (ligadas a grupos étnicos, como os pretos, pardos e indígenas) ou por deficiência (destinadas exclusivamente aos candidatos com deficiência de qualquer natureza, seja ela congênita ou adquirida). Para alcançar este objetivo geral, há que se percorrer o seguinte caminho: (i) realizar levantamento bibliográfico a respeito das Constituições Brasileiras, Leis e Decretos associados ao tema aqui proposto e a respeito de tecnologias aplicadas à educação e das políticas de acesso dos jovens cotistas ao EMI; (ii) realizar análise documental para averiguar as variações nos números de alunos cotistas inscritos nos processos seletivos para ingresso no EMI do IFF de Cabo Frio, de 2014 até 2022, e tentar identificar as possíveis causas; (iii) realizar preliminar de pesquisa para compreender contornos estruturantes da problemática de maneira mais acurada; (iv) realizar estudo de caso valendo-se de formulário semiestruturado para investigar aspectos inerentes à problemática analisada no campo; (v) realizar cruzamento das informações do campo com as informações bibliográficas para identificação de categorias que serão posteriormente analisadas para que considerações finais sejam realizadas e possam lançar luzes à mencionada problemática. Espera-se contribuir para a redução da ociosidade de vagas dos alunos cotistas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio. Para além, o presente estudo, desenvolveu um produto educacional e tecnológico (visita virtual) que possibilita aos visitantes conhecerem a estrutura física da instituição de forma rápida, clara e intuitiva, complementando as informações disponíveis no site do IFF Campus Cabo Frio e contribuindo para que o acesso pleno se efetive e promova uma maior inclusão.

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