O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS ASSOCIADAS AS TDICS – UM ESTUDO DA ADOÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO RIO DE JANEIRO
Aluno(a): Sabrina Rodrigues De Sousa
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Ana Paula Legey
Data de defesa: 03/08/2023
Descrição:
Este trabalho apresenta um Modelo Preliminar de Formação Continuada de Instrutores de instituição de Educação Profissional, e valeu-se para seus achados de Pesquisa Preliminar de Campo, conforme autorizada pela Resolução 510 /2016 do Conselho Nacional de Saúde –CNS. Isto significa que o objetivo geral de construir um modelo preliminar de formação do profissional de educação que atua no Ensino Profissionalizante com um repertório tecnológico diverso, pode ser ou não eficiente para o estudante do século XXI. Este trabalho buscou a partir de uma Pesquisa Preliminar verificar a veracidade e eficácia deste Modelo. Queremos com este Modelo preliminar perceber na prática profissional, como se dá o conhecimento ou não, por instrutores e alunos, das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. Posteriormente, se o Modelo Preliminar for aprovado, as análises e os dados aqui obtidos serão “input”para uma pesquisa de campo, que aprofunde de forma recursiva, agendas progressivas e permanentes de formação do instrutor/ professor em novas tecnologias, que mudam a cada ano, mas que precisam ter sua aderência conferida aos conteúdos programáticos. Queríamos ter a percepção de um método de formação tecnológica de instrutores e fomos buscar documentos, contatos diretos com possíveis participantes, sem sua identificação e sem o registro público e formal das informações assim obtidas. A pesquisa preliminar concentrou-se na unidade onde atua a autora deste estudo. Este Modelo preliminar e seus desdobramentos estão aqui registrados.