O Uso Da Tecnologia Em Prol Da Avaliação Diagnóstica Do Aluno (Dia): Um Estudo De Caso Na Fundação De Apoio À Escola Técnica (FAETEC)
Aluno: Sebastião Coelho de Melo
Orientadores: Prof. Leonardo Monteiro Trotta e Prof.ª Luciane M. S. Conrado
Descrição: Reflete sobre questões relacionadas a formação docente em tempos de cibercultura e sua interrelação com conhecimentos, habilidades e atitudes no planejamento de ensino. Revela a importância do diagnóstico inicial da turma logo no início das aulas. A discussão proposta resultou numa pesquisa qualitativa, exploratória, apoiada por um estudo de caso, com dados coletados por meio de aplicação de questionário no cenário de uma Escola Técnica Estadual no Rio de Janeiro, aqui representada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Unidade FAETEC/ Unidade ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira, tendo como sujeitos os docentes que ministram disciplinas no Curso de Informática Subsequente na supracitada Instituição. A investigação possibilitou compreender as competências evidenciadas pelos docentes na elaboração dos planos de ensino, bem como a importância da comunicação entre professor-aluno logo no início do curso, a fim de se obter o êxito esperado ao final do mesmo, fazendo uso das Tecnologias Digitais, como ferramentas de boas práticas pedagógicas, destacando o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo, verificando suas potencialidades e possíveis contribuições na prática pedagógica. Como resultado verificou-se a importância do Diagnóstico Inicial no processo ensino-aprendizagem e como este pode estar aliado às Tecnologia da Informação, como questionários em plataformas digitais que podem ser utilizados até mesmo no início das aulas e no decorrer do curso, servindo de base para o planejamento do docente.