O Uso da Tecnologia e da Sequência Didática Como Recurso de Ampliação do Letramento Digital na Formação Docente
Aluno: Simone Regis Meier
Orientadores: Prof. Dsc. Paulo Victor Rodrigues de Carvalho e Prof. Me. Marcos Antônio Silva
Descrição: Na medida em que surgem novos locais para se utilizar a leitura e a escrita através do uso de computadores e da internet, a escola e os docentes são fortemente impactados em seus fazeres e reflexões, por isso essa pesquisa apresenta o percurso de uma pesquisa realizada em uma escola no município de Niterói, em que se buscou compreender como o uso da tecnologia e da sequência didática poderiam promover a ampliação do letramento digital na formação de professores. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, com isso o trabalho da pesquisa proporcionou um aprofundamento sobre o conhecimento tanto da prática profissional, como da investigação. Após um estudo exploratório com as participantes ficou evidente a insuficiente formação na graduação e em serviço sobre o uso de tecnologias digitais. Posteriormente foi organizado uma formação docente colaborativa a partir de uma sequência-didática (SD), através de uma estruturação de atividades encadeadas. Considerou-se a valorização da reflexão sobre a prática, favorecendo oportunidades de se criar a autoria na produção de saberes, pois seus saberes são plurais, e agregam os saberes advindos de suas práticas profissionais e de seus conhecimentos acadêmicos. O resultado dessa pesquisa apontou que o uso da sequência didática favoreceu a utilização do letramento digital de forma crítica e contextualizada, no atendimento das demandas de trabalho. Concluiu-se que quando se almeja formar professores que saibam utilizar as ferramentas digitais para pesquisar, inovar e ampliar seu repertório de letramento digital é preciso que sejam valorizados momentos de reflexão, criticidade e discussão sobre os novos conhecimentos propostos. Não basta a instrumentalização e a utilização irrefletida do letramento digital, é preciso aprender a reaprender, apropriar-se de novos conhecimentos, dando novos sentidos a aprendizagem de forma colaborativa.