O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO A DOCENTES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Aluno(a):Saulo Ribeiro De Oliveira Mello
Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey
Data de defesa: 27/06/2023
Descrição:
Os docentes atuantes em cursos de graduação na modalidade a distância precisam inserir as novas tecnologias digitais para produção de materiais didáticos em cursos de graduação a distância, com objetivo de melhorar toda qualidade do binômio processo ensino-aprendizagem. Para tanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral construir uma capacitação de docentes para a utilização de novas tecnologias digitais na elaboração de materiais didáticos para cursos de graduação a distância, através da utilização de uma sequência didática, como ferramenta para uma maior efetividade no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo. Torna-se relevante essa ação à medida que de acordo com o censo da educação superior de 2020 os cursos de graduação a distância tiveram mais ingressantes do que os cursos de graduação na modalidade presencial. A constância do crescimento dos cursos de graduação a distância revela a necessidade de melhoria dos processos pedagógicos para alcance da qualidade do binômio processo ensino-aprendizagem. Como método de pesquisa foi elaborada uma sequência didática, junto com essa cerca de 50 jogos e demais recursos tecnológicos a serem aplicados no processo de capacitação, produzido ainda um e-book como fonte de pesquisa. Após a aplicação da capacitação foram publicados os resultados de pesquisa em uma revista científica com qualis, como estratégia para disseminação das estratégias de capacitação e dados da pesquisa. Os resultados da pesquisa apresentaram que ao final da capacitação os participantes se sentiram confortáveis para aplicar as tecnologias apresentadas, repensando o seu fazer pedagógico com o uso de tecnologias digitais na produção de materiais didáticos, indicando melhorias significativas na utilização de recursos tecnológicos, demonstraram interesse em novos cursos de capacitação que utilizem a sequência didática como ferramenta de ensino e sinalizando a acessibilidade das tecnologias apresentadas ao longo da capacitação. Os resultados obtidos por essa pesquisa demonstram claramente a fragilidade de professores a utilizarem no seu fazer pedagógico novos recursos tecnológicos, apontando ainda para a necessidade de formação continuada devido ao fluxo constante de criação de novos recursos. Além disso, do formato dessas capacitações, onde a sequência didática se apresentou benéfica. A pesquisa desenvolvida presentou a importância do uso da Sequência didática na capacitação de docentes para a utilização de novas tecnologias digitais na elaboração de materiais didáticos para cursos de graduação a distância. Demonstrando esse como uma ferramenta capaz de tornar o processo mais dinâmico e enriquecedor. Entende-se a presente pesquisa como uma ferramenta de estudo inicial para discussões mais profundas nos ambientes de pesquisa sobre a educação a distância e a formação continuada de professores para exercício de suas funções dentro desse espaço tão plural.