O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOVADORA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Aluno(a):Ana Paula Niza da Silva
Orientadores: Victor Glória Freitas e Marcos Antonio Silva
Data de defesa: 04/07/2023
Descrição:
O anseio pelo desenvolvimento desta pesquisa teve como ponto de partida adversidades encontradas na profissão docente a partir da virtualização da sala de aula presencial no período da pandemia COVID-19, quando um dos desafios menos aceitáveis foi o fato de que muitos professores não possuíam qualificação tecnológica digital adequada para o trabalho docente exigido, especialmente, durante as suas aulas remotas ou híbridas, despertando o olhar da pesquisadora para a necessidade de se preparar melhor os educadores para a prática adequada do uso das novas tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas, buscando-se
soluções para esta problemática. A abordagem do estudo é qualitativa e objetivou potencializar a qualidade pedagógica da aprendizagem através de uma formação docente que pode incentivar os educadores ao uso adequado das novas tecnologias digitais a favor de sua prática de ensino. Especificamente identificando as principais dificuldades na utilização das novas tecnologias digitais por docentes da educação básica, descrevendo a concepção desses educadores quanto aos benefícios da computação em sua prática docente, desenvolvendo e aplicando uma formação que valorizou as novas tecnologias digitais na educação, avaliando-a em seu resultado a fim de verificar suas potencialidades e insuficiências. Incluindo no cotidiano dos docentes o “saber resolver” como proposto nos fundamentos do pensamento computacional, que compõe um dos eixos da computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de possibilidades de estímulo à aprendizagem gamificando digitalmente suas aulas, construindo em parceria com os próprios docentes caminhos que levam a minimização das dificuldades investigadas. A metodologia e aplicação pautou-se em seis fases: pesquisa exploratória, elaboração de uma sequência didática interdisciplinar para educadores da educação básica, elaboração e divulgação do programa de curso, aplicação da formação, portfólio virtual do trabalho desenvolvido com avaliação e a criação do E-book EPCAM. A inscrição dos educadores na formação foi feita através do envio de um link criado no Google Forms, postado em grupos de diretores de unidades educacionais públicas pelo aplicativo WhatsApp. Com isso, 42 professores da educação básica de municípios diversificados puderam fazer parte da formação docente, consequentemente, da pesquisa. Como resultado da análise dos dados coletados através do questionário da formação Estimulando o pensamento computacional através de aplicativos móveis (EPCAM), percebeu-se que a carência de políticas públicas que valorizem a computação na educação básica dificulta todo desenvolver pedagógico digital da comunidade docente, que sente-se impotente diante da infraestrutura computacional obsoleta ou até mesmo inexistente de muitas escolas públicas, obrigando professores a superar este desafio através de recursos digitais próprios.Porém é importante ressaltar que esses recursos, sejam eles dos professores ou oferecidos pelas unidades de ensino, não substituem o conhecimento digital necessário ao encantamento pedagógico dos discentes. Portanto, todo docente deveria receber possibilidades de aperfeiçoamento em formações continuadas relacionadas às novas tecnologias digitais na educação, o que pode contribuir para o melhor alcance da sua práxis pedagógica e consequentemente com resultados positivos na aprendizagem dos educandos.