O PROCESSO DE ENSINO DO CAMPO ADITIVO COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PERMEADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aluno(a): Yanne Amaral Da Silva Ferreira
Orientadores:André Cotelli e Ana Paula Legey
Data de defesa: 22/05/2023
Descrição:
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre o ensino-aprendizagem do campo aditivo com números inteiros, associado às dificuldades e metodologias de ensino. As dificuldades observadas nos discentes, em compreender a ampliação dos números naturais para os inteiros, a forma como este conteúdo é repassado para os alunos em sala de aula e a necessidade de novas formas de aprendizagem, mais eficazes e significativas, justificam o desenvolvimento deste estudo que, possui como principal objetivo, proporcionar uma metodologia de ensino para abordar os conteúdos de números inteiros e suas operações no campo aditivo em turmas de 7°ano do Ensino Fundamental por meio da construção de uma Sequência Didática permeada pelo uso das novas tecnologias digitais, tendo como foco a elaboração de um material didático que oriente o docente em suas práticas pedagógicas. Inicialmente, após o estudo de diversas teorias de aprendizagem, foi elaborada a Sequência Didática, por conseguinte um Ebook como material didático complementar, apresentando os embasamentos teóricos pensados para construção da Sequência. Posteriormente, visando contribuir na formação continuada dos profissionais que atuam na disciplina de matemática foi ministrado um Curso de Capacitação Pedagógica, com o foco principal na apresentação dos recursos tecnológicos, bem como nos materiais didáticos elaborados durante este estudo. As avaliações das intervenções pedagógicas construídas ao longo deste trabalho foram realizadas por educadores matemáticos e demais especialistas educacionais, por meio de um formulário avaliativo. Com isso, baseado nas leituras bibliográficas e nas análises dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatou-se que as metodologias elaboradas para auxiliar o professor em sua prática docente, são eficazes na construção do processo de ensino-aprendizagem, por parte dos docentes e dos discentes, uma vez que a Sequência Didática promove um ensino sequenciado de qualidade, consequentemente proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada, o Ebook orienta o docente a compreender as teorias de aprendizagem necessárias para construção da Sequência, bem como o Curso de Capacitação Pedagógica contribui na formação continuada do docente e na aprimoração da utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática.