O PODCAST COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno(a): Maria Abreu Da Silva Oliveira Lima
Orientadores: Rosa Valim e
Verônica Elói
Data de defesa: 26/07/2023
Descrição:
O interesse em aliar podcast à literatura infantil surgiu a partir de percepções oriundas da prática profissional da autora desta dissertação como professora de Educação Infantil. Notaram-se respostas muito positivas nos trabalhos de leitura, especialmente junto às crianças com deficiências ou dificuldades na aprendizagem. Percebeu-se, inclusive, que as crianças da unidade de educação infantil envolvidas no trabalho com textos literários tornavam-se mais interessadas na literatura quando a leitura era guiada pela voz interpretativa da professora. Foi dentro deste contexto que surgiu a seguinte questão: como agregar didaticamente o podcast e a literatura na infância com a finalidade de possibilitar novas práticas pedagógicas para fortalecer o processo de inclusão na educação infantil? Acredita-se que essas possibilidades fazem com que o podcast contribua para que o educando seja capaz de construir o seu próprio conhecimento. Então afirma-se que o podcast pode ser utilizado em diferentes áreas educacionais como uma ferramenta da cibercultura, podendo auxiliar aquelas pessoas com diferentes tempos para processar as informações, bem como pessoas com deficiência/limitação visual, dentre outras. Esta dissertação objetiva identificar alternativas pedagógicas para utilizar o podcast como uma ferramenta digital capaz de apoiar as atividades em sala de aula, o desenvolvimento da linguagem oral e oportunizar novas aprendizagens na educação infantil. A metodologia adotada para a presente pesquisa foi, inicialmente, bibliográfica. Já no campo, trabalhou-se com o método de pesquisa conhecido como Relato de Experiência. As informações sistematizadas durante o relato de experiência foram confrontadas com as informações sistematizadas no marco teórico. Este confronto viabilizou a identificação de categorias para análise dos resultados. Para além, esta dissertação propôs, como produto final, uma Sequência Didática (SD) para que os professores da educação infantil, juntamente com as crianças, possam transformar histórias infantis/poemas/cordéis em podcasts.