Menu fechado

O LUGAR DO CORPO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM MATERIAIS DIDÁTICOS ALIADOS A TECNOLOGIAS DIGITAIS


Aluno(a): Alessandra de Castro Lima

Orientadores: Marcos Antonio Silva e
Ana Paula Legey De Siqueira

Data de defesa: 16/11/2023

Descrição: 

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada ao longo do curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Tendo como objetivo geral compreender como o corpo pode ser evidenciado em uma proposta de formação de professores para o desenvolvimento de competências socioemocionais, apoiado por tecnologias digitais. Sendo objetivos específicos conceituar competências socioemocionais, buscando evidenciar os conhecimentos e as demandas trazidas pela BNCC ,identificar os recursos digitais de abordagem motivadora do  processo de ensino-aprendizagem, através de uma proposta que  inter-relaciona tecnologias analógicas e digitais,criar uma sequência didática que valorize o corpo em relação no desenvolvimento das competências socioemocionais e avaliar a contribuição da sequência didática na ressignificação do pensar-fazer pedagógico. Sua natureza é qualitativa , onde a primeira etapa consistiu em aprofundamentos de estudos bibliográficos e digitais pela autora , a fim de suscitar dados e reflexões sobre o lugar do corpo no desenvolvimento das competências  e habilidades socioemocionais. A segunda etapa contou com a elaboração de uma sequência didática  com o eixo educação emocional e social ,estruturada em três dias de aplicação , sendo cada dia formados por cinco etapas concatenadas entre si . A terceira etapa contou com a elaboração de um e-book como meio de de organizar , registrar e disponibilizar teoricamente a aplicação da sequência didática e, a quarta etapa que teve como foco a avaliação dos materiais didáticos digitais construídos e apresentados para um grupo formado por futuros professores e por professores já atuantes, através de uma proposta de formação continuada ,que então responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultado, observamos que este trabalho pode contribuir para discussões sobre o lugar do corpo no desenvolvimento de Competências socioemocionais , que passa por  uma aprendizagem que seja fruto da experiências e do protagonismo dos estudantes , nas interações com o conhecimento, com os recursos digitais e entre si , mediadas por uma função docente que assume uma posição de orientar a aprendizagem no âmbito do saber e do fazer, através da reflexão, da criticidade  e da autonomia.

EnglishPortuguês