O ENSINO DE ILUMINAÇÃO PARA TELEVISÃO: UMA ADEQUAÇÃO METODOLÓGICA APLICANDO PRODUTOS AUDIOVISUAIS
Aluno(a): Marcelo Andre Galvao Quiterio
Orientadores: Luciane Conrado e André Cotelli
Data de defesa: 17/08/2023
Descrição:
Esta dissertação objetiva investigar a disponibilidade de metodologias e conteúdos voltados ao ensino de iluminação para a linguagem televisiva. Procura reflexionar uma lacuna nas perspectivas de ensino voltada exclusivamente para televisão, já que isso se constitui um problema a ser vivenciado no campo de atividade, em que se devem transformar as metodologias do ensino de cinema para televisão. A problemática se desenvolve a partir da diferença de linguagem e a necessidade de constante adequação dos métodos e instrumentais do cinema para a linguagem da televisão. O problema foi caracterizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, por meio de questionários aplicados com os profissionais de emissoras de televisão e produtoras, ratificando assim a carência de informação específica para técnicos de iluminação e iluminadores de televisão. É apresentado o processo da percepção da luz, a construção da imagem e as diferentes aplicações da iluminação. Como objetivo geral, procurei proporcionar uma metodologia e conteúdo voltado para a iluminação de televisão, auxiliando profissionais da área, técnicos e demais professores no ensino da linguagem audiovisual. Para o desenvolvimento desta dissertação foi utilizado o experimental, o histórico de mais de três décadas de experiência e o comparativo. A pesquisa se desenvolveu com estudo preliminar e familiarização com o problema, por meio de uma perspectiva qualitativa em uma dimensão de pesquisa-ação, integrando a pesquisa no Google Forms de duas maneiras, uma para caracterização do problema e a outra para dimensionar a recepção da plataforma criada como produto técnico. A proposta congrega uma série de produtos audiovisuais, abrangendo as redes sociais como repositórios, além da criação e sugestão de metodologia com aplicação de sequência didática, sugestão ao professor como ferramenta, que facilita a utilização dos recursos digitais criados durante a pesquisa. A colaboração do estudo é fomentar a inovação e a imaginativa na construção e produção de praxes, motivando a coparticipação e o protagonismo de profissionais e educadores de iluminação para televisão.