O Ensino de Geometria Espacial a Partir de uma Sequência Didática Utilizando um Aplicativo Digital
Aluno(a): Thiago Carvalho Pires
Orientadores: Antônio Carlos Mól e Ana Paula Legey
Data de defesa: 21/03/2019
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo principal propor e desenvolver uma sequência didática para promover a aprendizagem significativa de Geometria Espacial, por meio do uso de um recurso digital que auxilie os alunos na visualização dos sólidos geométricos, tendo em vista que grande parte dos estudantes apresenta dificuldade em visualizar figuras tridimensionais, o que acaba impactando no aprendizado do conteúdo em questão. A abordagem metodológica consistiu de quatro etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória preliminar com professores, onde procurou-se conhecer as maiores dificuldades no ensino de Geometria espacial, como também de verificar se os docentes acreditavam que essas dificuldades poderiam ser solucionadas ou minimizadas por meio da aplicação de uma sequência didática com atividades utilizando um recurso digital. Em seguida, foi desenvolvido um aplicativo digital, voltado para o ensino de Geometria Espacial, com intuído de facilitar a visualização tridimensional por parte dos alunos. Na etapa seguinte, foi elaborada uma sequência didática com atividades para serem resolvidas com auxílio do aplicativo, como recurso facilitador da aprendizagem. Por fim, foi realizada uma pesquisa com professores para avaliação da sequência didática proposta e do aplicativo digital.