O ENSINO DE FRAÇÕES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO
Aluno(a): Ricardo Da Silva Pereira
Orientadores: André Cotelli e Antônio Carlos De Abreu Mól
Data de defesa: 05/09/2023
Descrição:
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo buscar a inclusão das tecnologias digitais na aprendizagem matemática nos Cursos de Pedagogia, que é o motivo da nossa pesquisa,principalmente nas operações com frações dentro dos conjuntos racionais e Irracionais para os atuais professores formados pelo curso de Pedagogia, mas, buscar também desenvolver está metodologia para os futuros pedagogos. Trata-se de um estudo feito no curso de Pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu, localizada na zona norte do Município Rio de Janeiro. Procurei desenvolver estratégias para o uso das tecnologias digitais na formação, que tanto pode ser paras as séries iniciais, quanto as finais onde esse pedagogo contemporâneo atue neste segmento de ensino, a partir dos olhares dos atuais professores que trabalhem na Educação Fundamental I, tendo em vista as suas dificuldades nas resoluções de problemas que envolvam números fracionários, bem como no uso das tecnologias digitais, no sentido de desenvolver essa aprendizagem, principalmente para o Ensino Fundamental I, através do lúdico digital. Os procedimentos metodológicos combinaram a abordagem quantitativa com a qualitativa, um survey associado a entrevistas. Foram desenvolvidos Capacitações com os professores, atuantes nesse segmento inicial da Educação Básica, através de aulas totalmente digitais, procurando despertar nesses professores um aprendizado com mais significado e muito mais prazeroso. No início desta capacitação os professores responderam a uma única pergunta feita a eles que foi:“O que você acha da Matemática?” No final também foi aplicado um questionário com 47 questões para que eles analisassem essa nova metodologia de ensino. Os resultados serão apresentados no corpo da dissertação, após a análise dessa pesquisa, porém foi unanime por parte dos participantes de que essa capacitação possibilitou novos saberes, bem como, novas metodologias que poderão facilitar a aprendizagem dos seus alunos. Busquei uma maior responsabilidade no sentido de despertar nesses professores para o uso do computador e das novas tecnologias digitais na educação, principalmente no ensino da Matemática, através da Metodologia Ativa – Resolução de Problemas. Ainda existe uma prática conservadora de educação na formação dos Pedagogos, de base instrucionista, que em nada favorece o uso inteligente do computador na educação. A maioria dos docentes reconhece que o uso do computador deve ser trabalhado ao longo do currículo, numa contraposição ao modelo implantado nas ementas desse curso. A partir dessas constatações, teci algumas considerações sobre equívocos evidenciados na proposta e fiz recomendações que podem ser úteis na inclusão das tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia, tendo em mente o perfil do pedagogo contemporâneo. O presente trabalho busca mostrar as dificuldades que os professores do Ensino Fundamental I, apresentam na sua formação como educador, fato este, que é muito preocupante para as novas gerações que mantem o primeiro contato com esta aprendizagem. Trabalhei através da capacitação em uma turma formado somente por professores formados pelo curso de Pedagogia, ou seja, exclusivamente de professores do primeiro segmento básico da educação, formas facilitadoras fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e o uso das novas tecnologias digitais, para que se possa tornar essa aprendizagem mais significativa e muito mais interessante. Dentro desse contexto de ensaio procurei diferentes tecnologias para que pudessem através dos meios digitais ofertar ferramentas para que esses professores trabalhassem a partir do lúdico e desenvolver novos saberes nos seus alunos e tornar essa aprendizagem com muito mais significado, neste sentido todas as atividades práticas foram realizadas na plataforma digital. Em rodas de conversa discutimos diferentes materiais pedagógicos, desde os digitais até os concretos, no sentido de mostrar as diferentes ferramentas de apoio para desenvolver em seus alunos um saber mais crítico e muito mais intenso na sua aprendizagem matemática. No final da capacitação foi realizada uma pesquisa quantitativa, onde era possível verificar o índice de aproveitamento alcançado pelos professores ao longo deste processo, em que destacarei cada fase desse ensinamento obtido pelos participantes.