Menu fechado

O ENSINO DA HISTORIA DA ARTE CÊNICA NO CENTRO CULTURAL ARTE E RELAX NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA APLICADA


Aluno: Rosangela Fernandes Sant´anna

Orientadores: Regina C. P. Moraes e Marcos Antônio da Silva

Descrição: Neste trabalho pretende-se mostrar a eficácia da gamificação aplicado a uma sequência didática, numa escola de artes na Zona Oeste, periferia do Rio de Janeiro. O resultado será um produto educacional, um e- book que poderá ser utilizado por alunos e professores, como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem a finalidade de oferecer um conceito para o fenômeno da gamificação, que vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Recentemente, a sua aplicação vem sendo observada na educação, o que justifica a sua pesquisa aprofundada, a fim de descobrir os melhores caminhos para a sua utilização, sobretudo para reverter um quadro de baixo rendimento escolar. Por decorrência de uma parca literatura sobre o tema, ainda há o errôneo entendimento da gamificação como simples entretenimento. Pretendemos especificar suas funções, características e funcionalidade na educação.Após a conceituação, segue uma descrição da utilização da gamificação em um ambiente de aprendizagem numa aplicação prática. Para isso será elaborada uma sequência didática, aplicada em voluntários através de uma pesquisa ação. Mostrando que está visão é válida sobretudo em se tratando de um curso especifico, Artes Cênicas, onde o lúdico é a base do aprendizado. Objetiva-se o estudo da teoria da história do teatro, uma vez que essa linha de aprendizagem já trabalha a natureza criativa do ser humano. O resultado desta pesquisa aponta caminhos dessa aplicação para outros cursos e linhas de conhecimento pois a gamificação resulta em inovação e numa abordagem diferenciada no ensino-aprendizagem, um recurso moderno e eficaz no século 21.

EnglishPortuguês