O ensino da Geografia em turmas de sexto ano do ensino fundamental – a proposta de um método de ensino apoiado em Metodologias ativas e tecnologias digitais
Aluno: Julio Cesar Gomer Fortunado
Orientadores: Regina Celia Pereira de Moraes e Antônio Carlos de Abreu Mól
Descrição: Ao longo das últimas décadas o mundo passou por intensas transformações em suas relações sociais, advindas também, dos avanços tecnológicos. Tais alterações são observadas nas formas de circulação das informações e no acesso aos novos conhecimentos. Nesse contexto está inserida a escola e suas necessidades de adequações metodológicas ao novo alunado, que já não aceita métodos tradicionais, totalmente expositivos e são levados a desmotivação, baixo desempenho e falta de interesse pelos conteúdos apresentados em sala de aula. Assim, considerando, sobretudo, o ensino da geografia, as novas tecnologias aplicadas em sala de aula podem despertar o interesse nesses alunos, vinculados a um processo de formação continuada aos docentes para o uso de metodologias ativas. O presente trabalho investiga como se dá o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia, em turmas de sexto ano do ensino fundamental na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa se faz a partir de rodas de conversas com docentes da disciplina e questionários quali-quantitativos, apoiados em pesquisas bibliográficas. O objetivo geral da pesquisa é identificar e aplicar um método interativo ad-hoc de ensino de Geografia para alunos do sexto ano do ensino fundamental, apoiado em metodologias e tecnologias que favoreçam o aprendizado e justifica-se por apresentar a proposta de desenvolvimento de estratégias para tornar a disciplina da geografia mais atrativa no sexto ano do ensino fundamental, pautado no uso de novas tecnologias, partindo do pressuposto que são alunos nativos a estes recursos. Nesse contexto, esses mecanismos tecnológicos possibilitarão neles participações mais ativas e prazerosas nas salas de aula, melhorando o desempenho escolar.