Menu fechado

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR NA INSERÇÃO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES


Aluno(a): Hudson Pinto Gomes

Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e André Cotelli

Data de defesa: 18/08/2023

Descrição: 

Este trabalho visa promover a relevante integração das novas tecnologias na prática pedagógica da unidade escolar, por meio da formação continuada efetiva para os professores do Ensino Fundamental II na rede pública de ensino do município de Araruama – RJ. O Coordenador Pedagógico, profissional responsável pelo apoio pedagógico e pela formação continuada do professor, é visto como articulador e ator principal deste processo. Tem como objetivo possibilitar que o coordenador pedagógico possa acompanhar as inovações tecnológicas e metodológicas, aplicando aquelas que realmente têm significado e potencial educacional em suas formações. A metodologia desenvolvida neste estudo é fundamentada na Pesquisa Bibliográfica e na Pesquisa de Campo. Analisou-se a visão do município através de uma entrevista junto aos representantes da Secretaria de Educação e obteve-se a confirmação do problema com os dados obtidos do questionário aplicado ao grupo de professores que exercem a função de coordenador pedagógico. Evidenciou-se a importância do uso de inovações tecnológicas em sala de aula, o interesse em aprofundar os conhecimentos em metodologias ativas e ferramentas tecnológicas digitais, assim como em elaborar ações formativas abordando-as. O produto produzido como resultado da pesquisa representa uma ferramenta valiosa para instrumentalizar o coordenador, incentivando-o a acompanhar as mudanças educacionais, e a fazer escolhas embasadas em evidências para aprimorar suas práticas educacionais. A pesquisa reforça que a inserção efetiva das novas tecnologias na educação requer uma abordagem colaborativa e contínua.

EnglishPortuguês