Menu fechado

O CELULAR E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA TENDO COMO SUPORTE A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS


Aluno: Luís Claudio da Costa Ferreira

Orientadores: Regina Célia Pereira de Moraes e André Cotelli do Espírito Santo

Descrição: O ensino de matemática no Brasil tem passado por críticas pelos resultados obtidos nas avaliações nacionais e internacionais na educação básica. A dificuldade de ensinar e aprender esta importante disciplina que contribui no desenvolvimento econômico e social do país tem sido objeto de estudo e construção de propostas desde o século passado. Esta dificuldade também se apresenta na Educação de Jovens e Adultos uma vez que esta modalidade de ensino é formada por alunos que não frequentaram a escola na idade correta, alunos que reprovaram várias vezes no ensino regular e outros fatores que fizerem com que frequentassem esta modalidade de ensino. Neste sentido este trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre aprendizagem através de metodologias ativas e tecnologias digitais possibilitando a construção de uma proposta para o ensino de matemática. Buscamos construir uma nova proposta de trabalho na Educação de Jovens e Adultos com sequência didática, metodologias ativas e aplicativos de celular, para desenvolver certas habilidades cognitivas nos alunos. Construímos um referencial teórico com alguns artigos e dissertações que corroboraram com a ideia proposta na pesquisa, ainda neste referencial trazemos um pouco da história da EJA, metodologias ativas e novas tecnologias. Através de uma pesquisa com professores das redes pública e privada, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário respondido pelos participantes, encontramos as melhores práticas metodológicas para construção da proposta a ser implementada na Educação de Jovens e Adultos. Um conjunto de três sequencias didáticas para o ensino de função polinomial do primeiro grau foi construído utilizando a metodologia ativa sala de aula invertida e o aplicativo de celular (PHOTOMATH). Uma proposta inicial que cria uma possibilidade que pode ser futuramente ampliada e desenvolvida com outros conteúdos e disciplinas.

EnglishPortuguês