O Brincar E As Tecnologias Digitais Na Educação Infantil: Uma Abordagem Contemporânea E Significativa
Aluno: Monique D’oliveira Mendes De Queiroz
Orientadores: Profa. Ana Paula Legey de Siqueira, D. Sc., Prof. Antônio Carlos de Abreu Mol , D. Sc.
Descrição: Existe uma dissonância do “brincar” nas práticas da Pré-escola na Educação Infantil, que não está sendo abordado de forma contextualizada, significativa e nem promovendo o desenvolvimento infantil como preconizado nos documentos oficiais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo propor novas práticas educativas na Pré-escola que incluam “o brincar” na promoção do desenvolvimento infantil, apoiado nos documentos oficiais, de forma significativa e contextualizada, e aliado às tecnologias digitais. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, com processo de coleta de dados experimental. Na primeira fase, foram realizadas rodas de conversa com docentes que contribuíram para a elaboração de uma proposta educativa e que permitiu a criação de um modelo de Sequência Didática Gamificada. A segunda fase, foi avaliar esse modelo junto aos professores de um Ciep que atuam na pré-escola. A partir dos dados coletados, observou-se que essa proposta traz uma ligação entre o brincar e as novas tecnologias digitais; tem potencial para ser aplicada com alunos da pré-escola por ser atrativa e significativa para os discentes desta fase; pode ser adaptada bem como replicada para outras realidades educacionais e teve uma boa aceitação pelos docentes nas duas fases