Menu fechado

Novas Tecnologias Digitais: Proposta de Plataforma online para o uso de exergames nas aulas de Educação Física


Aluno: Diego Caldas Dias Mello

Orientadores: Luciene Medeiros de Souza Conrado e André Cotelli do Espírito Santo

Descrição: Descreve o desenvolvimento e validação de uma plataforma online sobre a utilização de exergames na educação física. Este estudo foi impulsionado pela ideia de que aulas de educação física utilizam poucas tecnologias digitais se comparadas com outras matérias, aplicando mesmo padrão de décadas anteriores. Como a nova geração de estudantes cada vez mais imersos no mundo digital, essa pode ser a causa do crescente desinteresse dos adolescentes por atividades físicas e por consequência o aumento do sedentarismo. Tendo-se como base essa premissa, esse trabalho propõe a utilização de jogos digitais com captura de movimentos – os exergames – nas práticas corporais para resgatar o interesse desta nova geração de alunos. Buscou por via de estudos criar uma plataforma digital acerca do assunto para guiar os professores que desejam aprender sobre exergames e por consequência aplicá-las em suas aulas, diminuindo o vão entre as gerações de professores imigrantes e alunos nativos digitais. A produção da plataforma empregou a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA), além de se basear nas pesquisas qualitativas feitas com profissionais da área para entender as necessidades dos usuários e adequar o produto para atendê-las. O desenvolvimento da plataforma virtual focou em maximizar sua usabilidade e acessibilidade, de forma a acomodar a maior variedade de utilizadores possíveis. Foram implementadas mudanças ao longo do desenvolvimento de acordo com o parecer dos participantes das pesquisas. O projeto resultou em uma plataforma online que apresenta notícias, casos de aplicações de exergames na educação e saúde, em um conteúdo educacional sobre exergames que tem como objetivo informar e guiar docentes de Educação Física na sua utilização em sala de aula. A plataforma foi validada por uma pesquisa de qualidade com professores de educação física e seus resultados analisados pela matriz SWOT.

EnglishPortuguês