Menu fechado

NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO A ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS


Aluno(a): Ana Lucia Vieira da Cunha Palatinsky

Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Jorge Eduardo Mansur Serzedello

Data de defesa:19/03/2024

Descrição: 

A presente dissertação é composta por oito capítulos. O primeiro capítulo aborda a relevância da pesquisa, a inquietação e a caracterização do problema. O segundo capítulo se refere aos objetivos gerais e específicos dessa pesquisa. O terceiro capítulo reúne toda a fundamentação teórica do estudo. O quarto capítulo descreve todo o percurso metodológico para a realização da pesquisa. O quinto capítulo revela os métodos utilizados e apresenta todo o desdobramento da pesquisa-ação-colaborativa na elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de formação continuada para professores alfabetizadores. O sexto capítulo revela os resultados obtidos através da coleta de dados de questionários online e do diário de campo da pesquisadora. O sétimo capítulo dialoga com os resultados com todo o estudo preliminar. O oitavo e último capítulo se refere à conclusão desse estudo, revelado o quanto ele foi relevante tanto para os professores voluntários que participaram da formação continuada e o quanto as tecnologias digitais podem enriquecer processos de alfabetização e letramento.

EnglishPortuguês