Menu fechado

NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS


Aluno(a): Aline Motta De Souza

Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 26/09/2023

Descrição: 

Com a pandemia do COVID-19, em 2020, toda a humanidade teve que readaptar os processos de ensino-aprendizagem, incluindo as tecnologias digitais como meios comunicativos de acesso à informação, evidenciando de modo geral a lacuna entre a formação docente e a apropriação do uso das tecnologias e sua adequação ao currículo no cotidiano das práticas escolares. Essa complexidade provocou-me, na condição de pesquisadora e gestora da escola lócus desta pesquisa, a entender como o tecnológico estaria de fato a serviço do acesso ao conhecimento quando o retorno presencial acontecesse, tendo em vista a inexistência do trabalho educacional com o uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Assim esta dissertação de Mestrado, intitulada ‘Novas Tecnologias Digitais na Gestão Escolar: Desafios e Perspectivas para as Experiências Educacionais’, teve como objetivo geral investigar os percursos teórico-metodológicos que permeiam as experiências educacionais com as novas Tecnologias Digitais na Escola Municipal Vera Lúcia Machado/Niterói/RJ, avaliando os desafios de implementação, as possíveis repercussões e a práxis pedagógica interdisciplinarmente orientada para o empoderamento digital e emancipação intelectual dos docentes e discentes. Enquanto objetivos específicos buscou desenvolver uma Sequência Didática permeada por Tecnologias Digitais, contextualizada a partir da história da Escola Municipal Vera Lucia Machado. No segundo objetivo específico criou um recurso didático-pedagógico em formato de e-book, fundamentando a Sequência Didática desenvolvida, para apresentar o Projeto de Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado nos seus 50 anos em 2023. Também elaborou e compartilhou com a equipe pedagógica da escola, um Curso de Formação Continuada a partir do recurso didático pedagógico criado e, finalmente, propôs investigar a implementação do uso das Tecnologias Digitais pelos professores da escola após a formação continuada oferecida, identificando as práticas pedagógicas adotadas e os impactos na aprendizagem dos estudantes.A partir dos resultados apresentados pelos professores na avaliação final proposta, a experiência na participação do curso de Formação Continuada foi fundamental para promover reflexões e ações práticas para o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, que se configuram como ferramentas e estratégias potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem.

EnglishPortuguês