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Soft Skills: na Prática a Teoria é Outra Promovendo Habilidades Atitudinais e Comportamentais na Educação Corporativa

Aluno: André Gustavo Lopes Schwambach Lira

Orientadores:  Profª Drª. Luciane Medeiros Conrado e Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól

Descrição: Esta dissertação tem como objetivo geral propor a formação continuada em soft skills por meio de um portal interativo de recursos educacionais com convergência midiática, para que profissionais brasileiros, sejam eles Professores, Administradores, Advogados, Médicos, Engenheiros, Enfermeiros, ou de qualquer outra área de atuação e especialização, tenham a possibilidade de desenvolver suas soft skills e possam buscar atualizações constantes a medida que evoluam nas suas carreiras e desempenhem novas funções com novos desafios. O problema que norteia esse trabalho surgiu dos resultados de pesquisas externas, em grandes institutos, universidades e portais digitais especializados em recursos humanos, tais como, Gallup, Linkedin, Harvard Business Review sobre o tema soft skills (habilidades comportamentais e atitudinais) que apresentam as necessidades, limitações, dificuldades e tendências do mercado de trabalho com relação as soft skills, e a escassez dessas habilidades nos estudantes universitários em direção ao mercado de trabalho e ao seu desenvolvimento em qualquer área das suas vidas. Existe também uma pesquisa documental, feita pelo próprio autor dessa dissertação, que mostra a desproporção da quantidade de horas/aula nas faculdades de Administração mais bem avaliadas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2019, dedicadas as matérias que geram habilidades técnicas e não-técnicas. Nesse trabalho há a discussão de como as soft skills complementam e potencializam as hard skills (habilidades técnicas), que é possível avaliar soft skills, e como elas não têm prioridade e proporção alinhadas à sua importância. Três grandes pensadores foram estudados profundamente nessa dissertação: Mary Parker Follet, com sua obra de 1924, sobre criatividade, a relação dos direitos do trabalhador e como as soft skills eram consequência da tratativa dada aos colaboradores nesses aspectos da relação patrão x empregado. Outro autor foi Peter Drucker, de Harvard, o considerado pai da Administração moderna, pelo seu vasto trabalho em liderança e relações interpessoais. O terceiro pensador, o mais importante para essa obra, foi William Marston, o pai do DISC (pesquisa comportamental), do detector de mentiras e autor do cartoon a mulher maravilha, todos autores com soft skills no centro do estudo. Como fruto desse mestrado, foi desenvolvido o curso online no endereço eletrônico softskillsocial.club onde está hospedada a plataforma de convergência midiática de desenvolvimento e transformação em soft skills. Trata-se de um curso básico online sobre soft skills, autoconhecimento e autoconexão, preparando os profissionais brasileiros para a exigência do mercado com relação as habilidades comportamentais.

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