Motivação e Interdisciplinaridade Entre Docentes no Ensino Fundamental: Estudo Sobre Motivação a Partir da Interação Entre Docentes, em Contexto de Ubiquidade, Sob Uma Ótica da Geografia
Aluno(a): Ricardo Muniz Mérida
Orientadores: Bianca Martins e Marcos Antônio
Data de defesa: 11/07/2019
Descrição: Neste trabalho há uma análise da questão da motivação ou falta de motivação a partir das percepções dos docentes de classe de aceleração da aprendizagem do 2o segmento do ensino fundamental na Escola Municipal João Brazil em Niterói, RJ. Após indicações dos docentes sobre dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com uma abordagem privilegiando problematizações antes do estabelecimento de metas, e investigação das possibilidades pedagógicas a partir de interações por meio dos aplicativos “Kahoot!” e “WhatsApp”. O propósito geral foi propor e avaliar práticas pedagógicas interdisciplinares de modo a favorecer processos mais motivadores. A análise de conteúdo a partir de Laurence Bardin foi utilizada para estudo de depoimentos dos docentes participantes, expressando-se através do WhatsApp para avaliar a ideia de motivação, o Kahoot como proposta para a necessidade de práticas interdisciplinares e o próprio WhatsApp como canal para as interações e como memória do grupo. A pesquisa, que se justifica plenamente por dirigir atenção aos fatores que motivam ou desmotivam os principais mediadores das ações pedagógicas e pela relevância social do tema distorção série-idade na educação. As avaliações finais pelos participantes evidenciam possibilidades promissoras que podem advir do uso de tecnologias de comunicação no cotidiano escolar, podendo funcionar como um mecanismo capaz de gerar mais interação, atualização das práticas e motivação intrínseca nas pessoas.