Menu fechado

Metodologias de Ensino Com Recursos Tecnológicos Digitais: Como Promover Sua Utilização Por Professores Por Meio de Uma Plataforma Digital Educacional


Aluno(a): Hilton Israel

Orientadores: Antônio Carlos Mol e Ana Paula Legey

Data de defesa: 31/07/2019

Descrição: As tecnologias permeiam todos os contextos da sociedade e fazem parte inexorável de nossas vidas. Nesse contexto, um grande desafio se apresenta: como utilizar a tecnologia em benefício do ambiente escolar? Este trabalho – por meio do desenvolvimento de um protótipo de plataforma digital de acesso livre, com práticas digitais educacionais – avalia a percepção de professores quanto ao grau de relevância do uso de ferramentas digitais educacionais em sala de aula e, também, investiga se uma plataforma com recursos digitais, de acesso livre e com metodologia de aplicação seria capaz de potencializar o interesse em utilizá-la. Objetivou-se, com isso, entender como motivar e introduzir o acesso e o uso de recursos tecnológicos digitais na Educação. Nesse contexto, todo o esforço foi dirigido para desenvolver e testar uma plataforma digital de acesso aberto denominada Proximal. A Plataforma Proximal permite multiplicar a disponibilidade de metodologias e artefatos digitais de forma eficiente, responsiva, com redução do esforço do professor, de modo amigável e controlado pelo professor, ou seja, ela maximiza o impacto das ferramentas e metodologias utilizadas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 38 professores dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de 18 instituições de ensino, públicas e privadas. Concluiu-se que a disponibilidade de uma plataforma com recursos digitais educacionais com metodologia de aprendizagem é muito importante e necessária para motivar o professor e potencializar sua instrumentalização.

EnglishPortuguês