Menu fechado

Metodologia Usada no Jogo Educacional Digital “Que Bicho É Esse?”

Descrição: O aplicativo é composto de dois modos: o modo jogar e o modo “Você Sabia”. No modo jogar, os alunos são desafiados a lerem adivinhas e a desvendarem os nomes dos animais. Acertando a adivinha, um verbete científico sobre o animal é revelado, bem como sua imagem em 3D. Por meio da brincadeira, o aplicativo auxilia o professor no trabalho com o reconhecimento do gênero verbete de curiosidade científica, ampliando os conhecimentos prévios dos aluno, etapa importante de uma sequência didática. A ampliação dos repertórios visa trazer mais segurança para o momento da escrita da primeira versão de um texto desse gênero. Já o modo “Você Sabia” funciona como uma espécie de coletânea de verbetes de curiosidades científicas dos animais do jogo, de A a Z. O módulo auxilia o professor na organização de leituras analíticas que, associadas a sequência didática, podem auxiliar os alunos a desenvolverem suas capacidades de linguagem. Além, de ser uma fonte segura de informações que os auxilia na elaboração dos conteúdos temáticos de seus próprios textos.

Título da dissertação: Sequência Didática Aliada a Recursos Digitais: Uma Proposta com o Gênero Verbete de Curiosidade Científica na Alfabetização

Descrição do e-book tutorial: O tutorial de uso orienta e descreve as regras e formas de utilização do jogo em Realidade Aumentada “Que bicho é esse?”, de forma associada a uma proposta de sequência didática para o ensino da produção textual.

Aluno(a): Tatiana Nóbrega Onofre
Orientadores: Antônio Carlos Mól e André Cotelli

EnglishPortuguês