Menu fechado

Material Didático SD dos Conjuntos

Descrição: 

A álgebra linear é uma das áreas mais importantes da matemática, por estar presente em diversas profissões e no cotidiano das pessoas. O ensino e aprendizagem da álgebra linear nos cursos das ciências exatas, tem sido bastante desafiador, devido toda a abstração necessária para a compreensão dos conceitos. Dessa forma, é necessário o profissional da educação repensar constantemente em estratégias para inovar a sua didática, para assim, buscar promover uma aprendizagem significativa e dinâmica. Assim, este trabalho propõe utilizar o software GeoGebra como estratégia de promoção desta dinâmica, e assim, gerar uma aprendizagem significativa. Este artigo apresenta uma análise experimental do software numa aplicação de resolução e visualização gráfica de sistemas lineares. Ao fim, mostramos que houve uma aprovação significativa dos professores, em relação ao uso do software como recurso pedagógico no ensino da álgebra linear. Esperamos mostrar como esta pesquisa ajudará os estudantes a compreenderem e visualizarem melhor alguns conceitos trabalhados em sala de aula, além de deixar o conteúdo mais interessante.



Título da dissertação:
UMA RELEITURA DA LINGUAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ASSISTIDA PELO JAMBOARD: O EMPREGO DA METODOLOGIA ATIVA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO COMO ALIADOS AO PROGRAMA DE NIVELAMENTO MATEMÁTICO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM ENGENHARIA CIVIL

Aluno:Raphael Henrique Lobato De Assumpcao
Orientadores:Leonardo Monteiro Trotta e Rosa Valim

EnglishPortuguês