Material Didático Robótica Educacional Cultura Maker Steam Para Educadores do GET
Descrição:
Refletir sobre a Educação para o século XXI significa entender as respostas que a Educação Pública vem dando em consonância ao que se espera como um modelo educacional que utiliza as tecnologias em forma de otimizar uma aprendizagem significativa. Entretanto, mais do que pensar no uso das tecnologias é entender de que forma vem sendo construídas as formações continuadas dos professores que atuam nestes espaços inovadores. Nesse sentido, este estudo incentiva a formação continuada do professor considerando o seu ambiente educacional e a perspectiva de trabalho a partir de uma nova concepção educacional, no caso os Ginásios Educacionais Tecnológicos que trazem as tecnologias como aporte necessário para o desenvolvimento dos seus projetos integradores. Considerando que com um novo modelo educacional surgem novas possibilidades didáticas permeadas pela oferta de recursos dos quais os professores só conheciam como elitizados em redes privadas, surge a necessidade de reinvenção da sua prática no sentido de compreender que novas ações podem atingir melhores resultados. A ideia dessa formação e deste material didático é promover tanto a interação com os recursos tecnológicos quanto incentivar o professor na busca pelo autoconhecimento e reflexão sobre sua práxis, trazendo os princípios da cultura maker, da robótica educacional e das novas tecnologias como orientadoras do processo de aprendizagem para o ensino fundamental I. A proposta da sequência didática em anexo consiste em identificar as habilidades técnicas que podem ser aprimoradas e permitir por meio da troca a criação de um círculo de confiança no qual o professor deve se sentir acolhido para dividir seus sucessos e refletir sobre seu trabalho. Por fim, a formação com base neste material didático busca apresentar possibilidades didáticas, consultas interativas e reflexões a partir da discussão de textos, valorizando sempre os caminhos percorridos por quem está em sala de aula e como está a sua motivação pelo aprender, afinal este está diretamente responsável por promover a motivação do outro por meio do processo de ensinar.
Título da dissertação:
A importância dos GETs como resposta ao modelo de EducaçãoInovadora para a Educação Pública da SME – RJ
Aluno: Letícia Coelho Barbosa
Orientadores: André Cotelli e Antonio Carlos Mól