Material Didático Práticas de Letramento: O uso dos gêneros textuais da vida cotidiana na construção de saberes e hipóteses de escrita
Descrição:
O E-book denominado como “Práticas de Letramento: O uso dos gêneros textuais da vida cotidiana na construção de saberes e hipóteses de escrita”, foi construído junto aos Professores Sheila Arantes e André Cotelli. O livro digital é composto por 13 páginas e traz como aparato principal o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura e a escrita na fase de alfabetização, e a importância da prática de alfabetização simultânea às diretrizes do letramento. Assim, no decorrer do material, surge a proposta de construção de uma sequência didática com o objetivo de propiciar oportunidades à escrita espontânea por meio da exploração dos gêneros textuais da vida cotidiana relacionados à alimentação: a Receita, a Lista de Compras e o Cardápio. O E-book traz a relação entre as infâncias, a leitura e a escrita e o uso dos novos recursos digitais, transpondo a necessidade da aprendizagem significativa para o desenvolvimento de uma alfabetização que se apresente de maneira prazerosa e satisfatória.
Título da dissertação:
ALFABETIZAR LETRANDO: O USO DOS NOVOS RECURSOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA
Aluno: Mariane Barbosa De Oliveira
Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey