Material Didático Frações: significados, equivalência e comparação
Aluna: Cristina Weissman Seabra Salles
Orientadores: Prof. Alessandro Jatobá, D. Sc. e Profª. Ana Legey de Siqueira, D. Sc
Descrição: Este e-book é resultado da dissertação intitulada: Proposta de uma Sequência Didática aliada a Tecnologias Digitais construída de Forma Colaborativa para Aprendizagem de Frações. A Sequência Didática (SD) aliada às tecnologias digitais, tem o objetivo de melhorar o desempenho matemático dos estudantes do 6o ano, com dificuldades de aprendizagem e/ou transtornos, em relação aos números racionais e suas diversas representações. O uso de tecnologias digitais visa adequar o papel da educação às novas mudanças socioculturais e os softwares educativos procuram facilitar o ensino da matemática. Novas propostas pedagógicas, como as SDs, proporcionam uma aprendizagem mais prazerosa com participação mais ativa, principalmente para os alunos com dificuldades e baixa autoestima. SD é um conjunto de atividades organizadas e encadeadas para a aprendizagem de um assunto, com a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e apresentação dos conceitos de forma significativa. A sequência didática foi elaborada com base no objeto de estudo: Frações – significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações, o qual faz parte dos conteúdos do 6o ano da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ao analisarmos as habilidades deste objeto de estudo fração, escolhemos a habilidade EF06MA07, por ter muito conteúdo para ser explorado. Habilidade (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes. (BNCC, 2018,p.301) A SD é para alunos que já iniciaram o ensino de frações no EFI, foi elaborada para minimizar as lacunas que permaneceram. É uma ferramenta neutra que pode ser usada com alunos de diferentes necessidades específicas. A SD pode ser adotada no formato apresentado ou modificada conforme cada grupo de estudantes. Esperamos que as atividades propostas possam contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, em relação aos números racionais, de forma a promover melhores resultados acadêmicos e emocionais.