Menu fechado

Material Didático Design Thinking na Educação – A Criação de Um Laboratório De Matemática

Aluna: Gisele de Oliveira Ribeiro Pereira

Descrição: O E-book apresenta uma sequência didática simplificada e fundamentada pedagógica e tecnologicamente para a elaboração de laboratórios de matemática e a utilização do Design Thinking na educação. O intuito de tal e-book é trazer uma sequência didática de fácil leitura para que professores e educadores possam replicar suas práticas, ou adaptá-las de acordo com suas realidades. Tal sequência foi aplicada com alunos de Ensino Médio, que faziam parte de de uma disciplina eletiva, semestral, nomeada de Laboratório de Matemática – MatLab, para compor o quadro das disciplinas do Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio. A aplicação foi feita no ano de 2022, período de pós pandemia de COVID – 19. A escolha pelo Laboratório foi feita para o aluno ter a oportunidade de colocar à mão na massa e sentir-se protagonista. Trabalhando assim, sua criatividade, autonomia e pensamento crítico. O curso foi montado baseado nas ideias do Design Thinking para o desenvolvimento de protótipos que possam servir de objetos de ensino e aprendizagem. O Design Thinking é uma prática que auxilia na resolução de problemas, trabalhando de maneira colaborativa, seguindo cinco etapas básicas, comumente nomeadas de empatia, definição, ideação, protótipo e prova.

EnglishPortuguês