Menu fechado

Material Didático Compêndio digital de atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil na educação inicial

Descrição: 

Este e-book oferece uma exploração abrangente sobre a importância do ludismo na Educação Infantil, destacando sua relevância no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Através do ato lúdico, as crianças assimilam conhecimentos, desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e emocionais, e participam de interações sociais significativas. Autores como Wajskop e Vygotsky sustentam a ideia de que o brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, promovendo sua autonomia, criatividade e interação com o mundo ao seu redor. A metodologia proposta no e-book enfatiza a inserção do ludismo no contexto escolar, utilizando jogos e brincadeiras como instrumentos pedagógicos. Isso não apenas torna o processo de aprendizagem mais agradável e divertido, mas também contribui para o progresso da criança em diversas áreas do desenvolvimento. Além disso, destaca-se a importância do ambiente escolar ser acolhedor e seguro, proporcionando às crianças o espaço necessário para explorar, criar e aprender através do brincar. Ao longo das páginas, são apresentadas atividades lúdicas que podem ser aplicadas pelos educadores, visando promover o desenvolvimento integral das crianças. Desde a Contação de histórias até jogos que estimulam o reconhecimento de formas geométricas, cada atividade é cuidadosamente planejada para proporcionar experiências enriquecedoras e significativas para os alunos. A interdisciplinaridade é um elemento-chave na abordagem proposta, integrando diferentes áreas do conhecimento por meio de atividades lúdicas. Além disso, o e-book ressalta o papel fundamental dos educadores como mediadores nesse processo, destacando sua responsabilidade em criar um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças e em proporcionar experiências de aprendizagem que valorizem o bem-estar infantil. Em suma, este recurso educacional busca não apenas enfatizar a importância do ludismo na Educação Infantil, mas também fornece orientações práticas para os educadores, incentivando a incorporação de jogos e brincadeiras como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Ao promover uma abordagem educativa mais lúdica e centrada na criança, espera-se que os educadores possam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças em idade escolar.

Título da dissertação:
A NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR À NOVA REALIDADE DO SÉCULO XXI

Aluno: José Alberto Bezerra de Queiroz Júnior
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Anderson Fernandes Pereira dos Santos

EnglishPortuguês