LIBRASMED: Tecnologia Digital Assistiva na Promoção da Comunicação dos Alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos na Saúde
Aluno: Liria Cruz Veneno de Carvalho
Orientadores: André Cotelli do Espírito Santo e Ana Paula Legey de Siqueira
Descrição: Esta pesquisa mostra que todo cidadão, portador ou não de necessidades especiais, tem direito ao acesso à educação e saúde sendo processos necessários ao desenvolvimento e convívio em sociedade como ser humano. As unidades de saúde, além de inclusivas, devem garantir recursos necessários ao cidadão surdo, sendo fundamental a presença de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde de todos. Através desta pesquisa podemos refletir a inadequada comunicação entre os surdos estudantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), e os profissionais de saúde das unidades de saúde no Rio de Janeiro prejudicando a continuidade da assistência e inclusão social desses alunos, propondo uma acessibilidade bilíngue, através da tecnologia assistiva como facilitadora e mediadora na comunicação os incentivando a pensar e agir autonomamente, tornando-os independentes e conscientes dos seus direitos sociais. Desta forma, os atendimentos nas unidades de saúde realizados com o auxílio da tecnologia digital bilíngue, serão compartilhados de maneira célere na sociedade e facilitarão a comunicação interativa e fornecerá a garantia do acesso à saúde aos alunos surdos do INES e aos surdos do Brasil, favorecendo a educação inclusiva na saúde. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma tecnologia digital bilíngue Libras/português facilitadora e mediadora à pessoa surda na comunicação das Unidades de Saúde com o intuito de garantir a integração social dos surdos de maneira equânime na sociedade. Com os resultados obtidos através da realização do estudo de caso, conseguiu-se analisar as percepções e avaliação dos alunos surdos do INES sobre a utilização e importância da anamnese digital bilíngue, onde sinalizaram o quanto é importante para os surdos poder entender e ser entendido durante o atendimento de saúde, e que a utilização de um aplicativo bilíngue mediador nessa transmissão de informações poderão ajudá-los a adquirir a cidadania almejada por eles. Com os dados obtidos nessa pesquisa, conclui-se o quanto é relevante viabilizar maior inclusão social e acessibilidade do surdo em conformidade com as políticas públicas existentes no Brasil, através da tecnologia assistiva impactando positivamente na qualidade de vida desses indivíduos com a ampliação de seus horizontes, ao conquistarem autonomia e maior participação social.