LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CAMPO COM PROFESSORES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO APRENDIZADO DE INFORMÁTICA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aluno: Marco Antônio Alves Cruz
Orientadores: Regina Célia Pereira de Moraes e André Cotelli do Espírito Santo
Descrição: O objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi o de apresentar um estudo sobre o letramento digital em classes de Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar esse estudo, foram consideradas as concepções teóricas de professores que são referência na Educação, assim como os relatos de experiências transcritos de diversos artigos publicados em periódicos científicos e relacionados à utilização de computadores na EJA. Tratou-se de uma pesquisa experimental, com entrevistas realizadas junto aos professores de instituições públicas e privadas, visando propiciar soluções e melhores práticas de letramento digital para essa modalidade de ensino. A partir das respostas dos professores entrevistados, pôde-se definir os recursos, as tecnologias e os métodos que possibilitam inovar a Educação desses alunos de forma integral. Os sujeitos desta pesquisa foram os professores entrevistados e, de forma indireta, esses jovens e adultos que costumam buscar a EJA, especialmente os estudantes do Projeto Extensionista em Educação de Jovens e Adultos do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, por terem sido fonte inspiradora deste trabalho de investigação e os primeiros a terem usufruído das Sequências Didáticas recém-elaboradas. Entre os resultados desta pesquisa, os mais evidenciados foram as contribuições deixadas pelos professores entrevistados para a elaboração dos dois produtos educativos criados e frutos desta Dissertação de Mestrado: as Sequências Didáticas e o e-book elaborado e responsável por representar o desenho dessa pesquisa, por apresentar as fases da metodologia e por conter as Sequências Didáticas elaboradas. O e-book foi elaborado com o propósito de ficar disponível para consulta na Plataforma Proximal da UNICARIOCA e nas bibliotecas do ISERJ, como contribuição à Ciência, uma vez que a realidade educacional em termos de ensino e utilização da Informática na EJA ainda é, de certa forma, um tanto precária.