Letramento Digital na Formação Continuada de professores da Educação Infantil: Um paradigma emergente na interface entre Sequências Didáticas e Tecnologias Digitais
Aluno: Tássia Adalgisa Marques Boldrini
Orientadores: Professora Ana Paula Legey de Siqueira, D.Sc.; Professor André Cotelli do Espírito Santo, M. Sc.
Descrição: Na era da informação e da comunicação, a formação continuada de professores da primeira infância revela um cenário de grandes reflexões e desafios para a educação. Leis e documentos normativos, que balizam a Educação Infantil Nacional, propõem orientações para inclusão e integração das tecnologias no currículo, e, por conseguinte, na formação de professores. Todavia, percebe-se certo distanciamento entre a prática pedagógica docente, muitas vezes ancorada numa abordagem tradicional de ensino e aprendizagem, e as demandas do século XXI, impulsionadas pela vertiginosa evolução científico-tecnológica. Nessa perspectiva, as reflexões que se pretendem alcançar com esta pesquisa estão inseridas no contexto da formação continuada, sob a ótica do letramento digital, alinhavando a interface entre sequências didáticas e tecnologias digitais. Propõe-se, dessarte, uma nova metodologia de letramento digital para o processo de formação continuada de professores de Educação Infantil, onde os dados aqui apresentados emergem de uma pesquisa realizada em um Espaço de Desenvolvimento Infantil da Zona Portuária do Município do Rio de Janeiro, que atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade e contou com o envolvimento e participação de seus educadores. Ancorado num modelo de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, foi desenvolvida pelo menos uma etapa metodológica para cada objetivo específico traçado, os primeiros resultados alcançados apontam para a necessidade de incorporação de uso crítico e intencional das tecnologias na prática pedagógica de professores, vislumbrando melhorias para o processo educativo e promovendo uma formação profissional de docentes conscientes de suas responsabilidades sociais enquanto agentes produtos e produtores de história e em constante processo de atualização, partindo de um olhar crítico diante das possibilidades que as tecnologias podem lhe oferecer.