KONTAÊ! Heroínas Negras Brasileiras – Jogo de Mesa
Aluno: Alexander Ferreira Francisco
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Bianca Maria Rêgo Martins
Descrição: A sociedade brasileira desconhece a participação dos negros na história, mesmo com as determinações da lei 11.645/08 e, desse fato resultado a invisibilidade social e política que enfraquece a representatividade e anula o protagonismo desses grupos. A situação fica ainda mais grave no que concerne à participação das mulheres negras, que sofrem o racismo estrutural e com o machismo. Para avaliar as dimensões desse problema, cuja relevância demonstra-se nas mais variadas frentes de lutas por igualdade e visibilidade, o pesquisador usou a metodologia de pesquisa qualitativa de inspiração cartográfica, para a investigação de pistas e informações relacionadas. Dessa forma, durante todo o processo, o estudo percorreu o trajeto da resistência dos africanos desde a diáspora, até chegar às lutas dos movimentos negros afrodescendentes durante a ditadura militar e às modernas transformações sociais decorrentes dessas lutas. Com foco na compreensão da visibilidade dos negros em nossa sociedade, as pistas nortearam a pesquisa para uma análise da situação dos conteúdos educacionais, dos materiais didáticos disponíveis, dos jogos educativos e dos jogos recreativos. Assim, foi proposto um critério para avaliar a visibilidade negra, chegando à constatação da expressiva falta de jogos educativos ou recreativos com temática, representatividade e/ou protagonismo dos negros. Por fim, foi desenvolvido um jogo de cartas transmídia como artefato, que foi pensado como uma ferramenta didática para professores do Ensino Fundamental e Médio. O jogo foi orientado a cumprir a BNCC e tem o objetivo de contribuir com a democratização do acesso à história, à cultura, bem como estender o olhar para a importância da visibilidade das heroínas negras brasileiras.