INTERCONEXÃO DE SABERES – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, CRIATIVIDADE E COLABORAÇÃO
Aluno: Patrícia Chiattone Corvello
Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor Rodrigues de Carvalho
Descrição: A sociedade atual está organizada a partir de sofisticadas tecnologias que integram espaços e tempos simultaneamente, que se organizam e reorganizam de forma complexa e dinâmica. Entretanto, encontramos a escola estagnada, presa a um formato padronizado e endurecido pelo tempo. Diante deste contexto, devido a educação tradicional pouco motivar o aluno, surgiu a necessidade de desenvolver uma metodologia interdisciplinar a partir das aulas de artes, visando a aprendizagem significativa, onde o aluno utilize as tecnologias digitais juntamente com a criatividade e a colaboração, para que, assim, estejam preparados para resolver os desafios do cotidiano. Para tal, o presente estudo optou pela pesquisa-ação, pois esta investigação mostrou-se em conformidade com o contexto da pesquisa e o perfil dos participantes – 24 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede de ensino da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A abordagem, de natureza qualitativa, contou inicialmente com pesquisa bibliográfica, logo após com pesquisa exploratória preliminar e posteriormente com o desenvolvimento, aplicação e avaliação da sequência didática. Para o tratamento dos resultados, foi feita a análise de conteúdo, que concluiu que o conhecimento interdisciplinar não foi totalmente alcançado, ficando nítido que o padrão multidisciplinar é dominante e bem consolidado, mas que com a repetição da prática interdisciplinar, aos poucos, poderá ser substituído. A criatividade mostrou-se importante na organização do processo, criando soluções para viabilizar o diálogo das disciplinas. A tecnologia forneceu novas formas de comunicação e viabilizou o projeto, que ocorreu integralmente de forma virtual durante a Pandemia do COVID-19. Já o trabalho colaborativo, ampliou o espectro de ação dos participantes e reuniu maior volume de informações e conhecimento. Inclusive, esta interação promoveu o conflito, que resultou na geração de novas ideias e facilitou a divisão das tarefas entre os integrantes, evidenciando que a colaboração foi importante para formar a base que possibilitou o desenvolvimento da criatividade, que, por sua vez, facilitou a integração entre as disciplinas na construção do conhecimento interdisciplinar. Além disso, ao final do projeto, percebeu-se que os estudantes, à medida que ganhavam segurança no que estavam fazendo, mostravam-se mais confiantes e motivados, assumindo a responsabilidade por seus estudos e servindo de inspiração, uns para os outros.