INTERRAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO: Proporcionando uma aprendizagem significativa, colaborativa e conectada no ensino superior em ciências contábeis
Aluno(a):Alexander de Araújo Lima
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta
Luciane Medeiros Conrado
Descrição: Um dos principais desafios nos meios formais de aprendizagem é gerar conexão entre o educador, estudante e a tecnologia. A utilização de internet, slides, vídeos e outros recursos tecnológicos não necessariamente transformam a educação. São meros adornos ilustrando as velhas e tradicionais aulas de sempre. No ensino superior em ciências contábeis o desafio é ainda maior. O ensino conteudista baseado em disciplinas, com aulas expositivas e exercícios massivos não cumprem com o papel de construir aprendizado, e sim de mecanizar a aplicação das técnicas contábeis. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica para integrar a utilização de tecnologia digital, em especial simuladores de negócios, aos cursos de graduação na área de gestão, através de uma sequência didática digital para o ensino de contabilidade e suas interdisciplinaridades, apresentada no formato de e-book. O caminhar metodológico contou com duas publicações preliminares, que buscou entender a relação dos educadores e tecnologia, e como os estudantes lidam com os estudos de forma autônoma. A sequência didática construída foi aplicada em cursos de graduação do terceiro período da Escola de Negócios do Centro Universitário Celso Lisboa e avaliado pelos educadores que participaram do experimento. Este estudo concluiu, entre outras percepções, que a utilização de games de simulação de negócios gera engajamento e curiosidade nos estudantes, com uma grande evolução no entendimento nos processos de análise e diagnóstico organizacional, bem como alia a teoria à prática na medida certa para a construção do conhecimento.