Integrando Crianças Surdas e a Família Ouvinte através de um Recurso Digital Lúdico Bilíngue
Aluno: Ana Beatriz Ferrari dos Santos
Orientadores: Prof.a Dra. Silvina Ruth Crenzel; Prof. M.Sc. André Cotelli do Espírito Santo.
Descrição: A maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Devido ao impedimento auditivo ocasionado pela surdez, a criança não consegue aprender a língua oral sem o auxílio de uma tecnologia assistiva da audição e da realização da fonoterapia. A demora na aquisição de uma língua pode impactar o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança surda, sendo fundamental a exposição a um ambiente linguístico favorável o mais precocemente possível, aproveitando o período crítico de aquisição da linguagem. Diante desse cenário, surgiu a inquietação que culminou em um problema: o desconhecimento da Libras pelos pais e responsáveis ouvintes das crianças surdas e como consequência a ausência de uma língua compartilhada por ambos. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo proporcionar a aprendizagem da Libras, numa perspectiva bilíngue, entre os pais e responsáveis ouvintes e as crianças surdas por meio da criação de uma ferramenta educacional, lúdica e interativa. Foi elaborado um aplicativo formatado como um livro interativo digital com a apresentação de vídeos em Libras e na modalidade oral da Língua Portuguesa que são acionados através do clique nas figuras de cada ambiente relacionado ao cotidiano da criança. Esta ferramenta foi utilizada pelos responsáveis junto com as crianças e posteriormente foi aplicado um questionário online com os responsáveis que responderam perguntas a respeito do uso da ferramenta. Concluiu-se a partir dos resultados obtidos no questionário que o aplicativo tem o potencial de auxiliar a aprendizagem da língua de sinais pelos pais e responsáveis ouvintes e pelas crianças surdas de maneira inovadora, assim como tem a capacidade de favorecer a interação comunicativa com o uso de uma língua em comum por ambos.