INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR: um estudo nas escolas da Baixada Fluminense
Aluno: Maria Angelica Sodré Magalhães Novaes
Orientadores: Prof. Dr. Victor Gonçalves
Glória Freitas e Profa Dra Luciane Medeiros de Souza Conrado
Descrição: A presente pesquisa nasceu da convivência com os gestores das escolas estaduais da Baixada Fluminense, a partir da qual emergiu um problema: quais as características comportamentais necessárias aos gestores escolares das escolas públicas estaduais dos municípios Nova Iguaçu e Japeri, para o melhor desempenho das suas funções? Para responder este questionamento, desenvolveu-se com o objetivo geral de possibilitar aos gestores escolares das escolas públicas estaduais dos municípios de Nova Iguaçu e Japeri, a análise das características comportamentais e competências necessárias para o desenvolvimento de boas práticas gestoras. Objetivou-se especificamente: discutir os aspectos inerentes à gestão escolar e suas competências, tendo como elemento norteador, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; identificar as competências e características comportamentais predominantes dos gestores escolares participantes da pesquisa e suas relações com a prática gestora; propor instrumentos digitais para identificar as características comportamentais predominantes associadas à prática gestora, de acordo com o instrumento DISC, as competências gestoras e os estilos de gestão de conflitos; e propor, por meio de instrumento educacional profissional digital, alternativas para o melhor desempenho das funções de gestão escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, com dez gestores concursados e efetivados em dez escolas públicas estaduais. A pesquisa foi realizada de julho de 2020 a julho de 2021, sendo coletados diversos dados, por meio de entrevistas online, no Google Meet, preenchimento de formulários, no WhatsApp e Google Forms e envio de narrativas escritas, por e-mail. Os dados foram analisados, tendo como elemento teórico a Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011), sendo feita uma pré-análise, categorização em áreas temáticas e posterior discussão. Os resultados obtidos apontam para gestores comprometidos com uma ação gestora democrática e descentralizada, voltados para a superação das dificuldades e desenvolvimento dos alunos. Algumas dificuldades comportamentais foram identificadas pelos gestores durante as autoanálises, tais como a centralização das atitudes cotidianas e tomadas de decisões, fato que foi compreendido pelos mesmos como uma necessidade de mudança. Após a realização das entrevistas e participação ao responder os testes, em meio à pandemia de Covid-19, os gestores analisaram a experiência como positiva, afirmando sentirem, a partir de então, o desejo de retomar os estudos e instruir-se cada vez mais, tanto com competências técnicas quanto comportamentais, para desenvolver boas práticas gestoras. Faz-se necessário, o desenvolvimento de novos estudos, a fim de traçar um diagnóstico cada vez mais amplo e profundo a respeito da gestão escolar neste contexto de pandemia, de tal modo que possa auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas educacionais e de políticas que versam sobre a educação digital do gestor escolar.