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INSERÇÃO DA APLICABILIDADE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO RIO DE JANEIRO


Aluno(a): Aline Figueiredo Pereira Ribeiro

Orientadores: Rosa Valim e Victor Glória Freitas

Data de defesa: 17/07/2023

Descrição: 

Pensamento computacional para robótica educacional representa o tema sobre o qual está se debruçando esta dissertação. O interesse em poder unir a robótica educacional e o pensamento computacional à aprendizagem dos alunos surgiu da necessidade de proporcionar uma educação escolar com um viés mais multidisciplinar pautado pelo pensamento computacional visando aprendizados mais significativos. Essa pesquisa questiona a respeito do seguinte: como inserir a robótica educacional como componente curricular do Ensino Fundamental Anos Iniciais de forma a promover a aprendizagem por meio do pensamento computacional na perspectiva da multidisciplinaridade? Acredita-se que (hipótese): para proporcionar o engajamento dos alunos como protagonistas, fundamentar o processo de ensino-aprendizagem num mundo em crescente mudanças tecnológicas, é mister que a escola, em sua rotina, ofereça meios pelos quais o estudante, consiga desenvolver habilidades e competências fundamentadas no pensamento computacional, a fim de que se prepare para um futuro tecnológico muito diferente do que conhecemos até agora. Esta dissertação objetiva propor um modelo para a inserção do pensamento computacional – por meio da robótica educacional – como componente curricular para o Ensino Fundamental Anos Iniciais a fim de promover um ensino focado na pesquisa, descoberta, cooperação, colaboração, trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico bem como, inclusão. A metodologia adotada para a presente pesquisa foi, inicialmente, bibliográfica. Para além, trabalhou-se com preliminar de pesquisa, sistematizada pela Resolução 510 de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS, 2016) para compreender dificuldades inerentes à inclusão educacional no Brasil. A Análise de Conteúdo de Bardin (2011) foi a técnica utilizada para observar as informações desta preliminar de pesquisa a luz dos dados bibliográficos. Destaca-se: a inserção do pensamento computacional por meio da robótica educacional propõe a aprendizagem como um processo contínuo e colaborativo. Por meio dessa abordagem docentes junto com discentes podem buscar soluções criativas e compartilhar conhecimentos. Essa dinâmica de aprendizado mútuo fortalece pensamento crítico e inovação. Por fim, desenvolveu-se um e-book que aborda a aplicabilidade do pensamento computacional por meio da robótica educacional.

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